Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

quinta-feira, 26 de março de 2009

Meu Leviatã

Momento Literatura/História Antiga da noite:

Sou fã de Thomas Hobbes desde o dia em que começou a escrever o Leviatã [nome do mostro que aparece no livro de Jó, capítulo 41.]. Não pelo aspecto de achar que a melhor forma de governar seja numa monarquia, sem a presença parlamentar e tal... Mas pela idéia trazida de que Bellum omnia emnes (todos contra todos), que é o homem, egoísta por natureza, que provoca seu caos e a própria destruição.

Daí a necessidade do soberado (o bicho da foto ao lado) para punir os que não comprirem o contrato social, despositivo que sustentava a ''paz''.

Clichê: Ahh, se tivesse um desses em Brasília...
Não só lá, mas em todo o nosso redor. Como cãozinho de estimação.
Xi...seria uma robótica de ações baseadas pelo impulso do medo.
Aí vem aquela dualidade: Uma boa ditadura estilo mão de ferro, com suas rédias sangrentas nos mais fracos e/ou uma Socialização humanizada que na realidadevisceraliza-se na hipocrisia dos corações poderosos pelo dinheiro, maldosos pela cobiça e centrada na emancipação da desigualdade social.
=
Fica a reflexão, porque as respostas estão na busca do seu fundo do mar.

:)

Um comentário:

  1. às vezes penso nisso também, sabia? Antes eu acreditava que todos tinhamos originalmente bom senso e que o que nos corrompia era o sistema e tal...
    mas hoje, pensando melhor, acho que não... em grupos pequenos, em comunidades, é possível, talvez, a falta de um Leviatã, mas opiniões divergem... e quem estará certo? Em alguns casos fica impossível de dizer.
    Quando coordenei um grupo na igreja, tentei ser o mais democrático possível. Apresentava as propostas e colocava a voto... às vezes minhas ideias nao eram aceitas... e quem disse que davam alternativas? Que nada... voce perguntou se a gente gostou...e nao gostamos. Até que passei a decidir e apresentar aquilo que tinha decidido... depois perguntava se alguem tinha alguma duvida em relacao a tudo aquilo... e pronto... ninguem reclamava...
    é incrível como as pessoas, pelo menos os brasileiros, se deixam ser levados, muitas vezes por comodidade!

    ResponderExcluir